PSD

Lembra-se de Rui Rio?

Mário Jorge Carvalho 02 de outubro de 2017

Desde que saiu da presidência da Câmara do Porto (2001-2013), o seu nome é apontado para a liderança do PSD. Conheça Rui Rio através da sua biografia oficial e percorra fotos inéditas do seu passado

Rui Rio descobriu que a sua família tem um velho historial ligado ao comércio na cidade do Porto. Os registos remontam a João do Rio, filho de Ignacio do Rio, que nasceu em Lugo, na Galiza, em finais do século XVIII. Veio para o Porto, para Miragaia, onde se tornou um comerciante abastado, vindo a falecer em Setembro de 1859. (...)

O seu bisavô, Alberto Lopes do Rio, foi chefe de finanças da Câmara Municipal do Porto. O avô paterno era o conhecido e respeitado comerciante de ferros e aço da Rua do Almada, Alberto do Vale e Lemos Rio, nascido no Porto em Santo Ildefonso, em Maio de 1901 e falecido em 1972. Foi casado com Lucília Pereira Ribeiro, nascida na mesma freguesia em 1903, e falecida aos 75 anos de idade.
Pelo lado da mãe, o avô de Rui Rio foi o activista político José Francisco da Silva Júnior, nascido no Porto, na freguesia da Vitória, em Junho de 1900 e falecido muito cedo, em Novembro de 1942. Era monárquico e fez parte activa do Integralismo Lusitano, opondo-se ao regime do Estado Novo e a Salazar.

O COLÉGIO ALEMÃO
A educação recebida no Colégio Alemão teve dois reflexos importantes na formação do perfil de Rui Rio. O primeiro foi a sua atitude de rebeldia perante a rigidez das regras e o excesso de disciplina ali praticados, que ainda hoje o acompanha. Ainda se recorda de um inexplicável tabefe que um professor lhe deu ao passar ocasionalmente pela sua carteira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais