Sábado – Pense por si

Julgamento de José Sócrates sem data marcada

SÁBADO
SÁBADO 09 de julho de 2021 às 10:56
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

Coletivo de juízes decidiu esperar que defesa esgote as possibilidades de recurso à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, o que pode demorar mais de seis meses.

O julgamento de José Sócrates e Carlos Santos Silva, no âmbito do processo "Operação Marquês", permanece sem data marcada e pode demorar mais de seis meses até o antigo primeiro-ministro voltar a tribunal.

José Sócrates
José Sócrates

Segundo o Expresso, o coletivo de juízes liderado por Margarida Alves decidiu esperar pelo trânsito em julgado da decisão do juiz de instrução Ivo Rosa e abrir processo autónomo para julgar Sócrates pelos seis crimes de branqueamento de capitais e falsificação de documentos pelo qual é indiciado.

A decisão consta de um despacho concluído na semana passada, que indica que os juízes vão esperar que a defesa esgote as possibilidades de recurso, só depois enviando a Operação Marquês a julgamento, o que pode demorar mais de seis meses.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.