Sábado – Pense por si

Sócrates nega favorecimento a grupo Lena e diz não ter recebido "dinheiro nenhum do primo"

O antigo primeiro-ministro foi esta quinta-feira ouvido, neste que é já o quarto dia de julgamento no âmbito da Operação Marquês. Trabalhos serão retomados na próxima terça-feira.

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, prestou esta quinta-feira declarações no tribunal, neste que é o quarto dia de julgamento no âmbito da Operação Marquês. Durante a sessão, negou que o seu Governo tivesse favorecido o grupo Lena, assim como garantiu nunca ter recebido dinheiro de nenhum primo. Reforçou que não é amigo de Salgado, o que não acontece com o ex-administrador da PT, com quem diz manter uma relação de amizade, e deixou duras críticas, não só a Belmiro Azevedo pelo seu "tom arrogante", assim como a um dos procuradores.

FILIPE AMORIM/LUSA
Ao Minuto Atualizado 10 jul 2025
10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 16:32

Terminou o quarto dia de julgamento

Terminou o quarto dia de julgamento, Trabalhos serão retomados na próxima terça-feira, 15, com o TGV como tema.

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 16:08

Favorecimento ao grupo Lena: "Nada é mais falso"

Sobre o alegado favorecimento ao grupo Lena, o antigo primeiro-ministro começou por mostrar dados que sugerem que o Governo de Sócrates teve "menos adjudicações" do que governos anteriores. "Uma das principais acusações que me são feitas é a que se refere à empresa Lena, [que sugerem que] durante o tempo do meu Governo protegi e favoreci a empresa Lena. Nada é mais falso."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 15:24

Sócrates admite relação de amizade com ex-administrador da PT

José Sócrates admitiu que teve uma "relação de amizade" com o ex-administrador da PT. "Eu tenho uma admiração e um genuíno sentido de amizade [pelo Dr. Henrique Granadeiro]. Fui a casa dele, almoçámos. Isso é uma relação de amizade, não é a que eu tinha com Ricardo Salgado, por exemplo."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 15:01

"Só estive com o Dr. Zeinal Bava em ocasiões políticas"

José Sócrates disse esta quinta-feira em tribunal que nunca esteve com o ex-CEO da PT, Zeinal Bava, exceto em ocasiões políticas. "Zeinal Bava cumpria as suas funções como CEO da PT e nunca teve a necessidade de falar comigo, nem eu nunca tive a necessidade de falar com o Dr. Zeinal Bava para apreciar as qualidades de gestão. Sei que ele era muito capaz. E, por isso, só estive com ele em ocasiões sociais ou acontecimentos políticos."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 14:47

"A aposta na Vivo foi uma aposta de grande sucesso na PT"

Questionado sobre se conhecia os planos estratégicos da PT garantiu não saber, mas defendeu: "A aposta na Vivo foi uma aposta de grande sucesso na PT. Lembro quando a PT comprou 50% da Vivo com a telefónica, das críticas que surgiram contra a PT."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 14:31

"Não tenho memória de visitas com Belmiro de Azevedo em que tenha sugerido que o Governo mudasse de opinião"

Relativamente ao tema PT, o antigo primeiro-ministro disse: "Não tenho memória de visitas com o Dr. Belmiro de Azevedo em que tenha sugerido que o Governo mudasse de opinião. O Governo sempre teve uma posição de neutralidade."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 12:19

"Achei que fazia parte das minhas obrigações de primeiro-ministro [aturar] a arrogânica" de Belmiro de Azevedo

José Sócrates foi confrontado, em tribunal, com uma carta da Sonae endereçada ao primeiro-ministro, onde Belmiro de Azevedo adiantava que não esperava o apoio do Governo. Sobre a mesma, Sócrates disse apenas: "O tom do engenheiro Belmiro de Azevedo era sempre de arrogância, de quem achava que estava a fazer um serviço ao País - coisa que não me afetava por aí além. Sempre achei que era um traço de personalidade. Afinal de contas, não há homens perfeitos. E eu sempre achei que fazia parte das minhas obrigações [aturar] essa arrogância. Mas uma coisa é a arrogância, outra é hipocrisia." Ao mesmo tempo, disse que nunca chegou a ler esta carta e que a mesma foi endereçada ao Ministério das Obras Públicas".

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 11:31

"Não sou amigo de Ricardo Salgado"

Confrontado com a chamada que realizou com Ricardo Salgado, o antigo primeiro-ministro disse: "Não sou amigo de Ricardo Salgado. Não frequento os seus meios sociais. Não sou amigo dos seus amigos. Nunca passei férias com ele. Nunca tinha ido à casa dele até à noite de 2014."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 11:19

"Não recebi dinheiro nenhum do meu primo"

José Sócrates disse hoje: "Não recebi dinheiro nenhum do meu primo. O meu primo já fez declarações, já refez toda a sua vida." E acusou o procurador de fazer perguntas "sobre a vida dos outros".

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 11:13

José Sócrates: "Vão chamar pai a outro"

José Sócrates sobre a gestão das atividades da PT: "A direita portuguesa queria atribuir responsabilidades ao meu Governo. Desculpem mas vão chamar pai a outro."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 11:00

Sessão marcada por críticas ao procurador

José Sócrates criticou esta manhã as perguntas do procurador referentes à gestão da atividade da PT e lamentou o facto de já ter respondido às mesmas questões várias vezes. "Há aqui perguntas que revelam desconhecimento de como a sociedade funciona. Nós estamos numa economia de mercado. O Estado tem as suas competências, mas não tem competências para dizer aos acionistas: 'façam assim ou assado'. Não pode impor uma solução. O dinheiro é dos acionistas", disse. Além disso, atirou: "Eu não sei se estamos no julgamento ou no Parlamento."

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 10:07
autor Luana Augusto

Começou o quarto dia de julgamento

Já começou o quarto dia de julgamento de José Sócrates. Sessão teve início pelas 10h07.

10 jul 2025 10 de julho de 2025 às 09:11

José Sócrates: "Estamos a debater uma acusação gravíssima"

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, chegou esta quinta-feira de manhã ao Campus de Justiça. Aos jornalistas considerou que "estamos a debater uma acusação gravíssima" e deixou mais uma vez duras críticas aos jornalistas. "Os jornalistas continuam a defender o Ministério Público", disse. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.