O Governo criou novas soluções que visam diminuir o tempo de espera dos cidadãos que necessitam de renovar o seu documento de identificação.
O Ministério da Justiça garantiu hoje que os cidadãos passam atualmente "menos tempo em filas e em deslocações" devido às várias medidas criadas para reforçar o atendimento do cartão do cidadão, como foi o caso da renovação 'online'.
"As várias medidas já resultaram numa descompressão muito significativa do atendimento, permitindo que os cidadãos percam menos tempo em filas e em deslocações", refere o ministério tutelado por Francisca Van Dunem, em comunicado.
Para reforçar a resposta dos serviços do cartão de cidadão face ao acentuado crescimento da procura nos últimos meses, o Governo criou novas soluções que visam diminuir o tempo de espera dos cidadãos que necessitam de renovar o seu documento de identificação.
O Ministério da Justiça (MJ) indica que, entre essas soluções, está a possibilidade de renovação 'online' do cartão do cidadão, que está em funcionamento desde 20 de junho.
Segundo o MJ, no primeiro mês foram realizados mais de 13 mil pedidos de renovação 'online'.
O MJ refere também que outra medida crida para melhorar o atendimento do cartão de cidadão diz respeito à possibilidade de reutilização dos dados do cidadão existentes no sistema, o que permitiu "a redução para metade do tempo médio de atendimento (cerca de cinco minutos) e o alargamento dos locais onde é possível solicitar a renovação do documento de identificação".
O MJ precisa que, desde 20 de maio, a renovação do cartão do cidadão pode ser feita não só nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado como também em dezenas de espaços cidadão de Lisboa, Algarve e Porto, "aumentando não só a oferta mas também a proximidade com os cidadãos".
O Ministério avança que estão atualmente disponíveis 54 Espaços Cidadão, além de ter sido "adicionalmente disponibilizado um serviço de apoio personalizado para renovação online".
Governo garante "menos filas e deslocações" para cartão do cidadão
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.