Sábado – Pense por si

Francisco Assis eleito presidente do Conselho Económico e Social

Antigo líder parlamentar do PS foi escolhido com 170 votos a favor, 53 votos em branco e cinco nulos.

O antigo líder parlamentar do PS Francisco Assis foi hoje eleito presidente do Conselho Económico e Social (CES) pela Assembleia da República, com 170 votos a favor, 53 votos em branco e cinco nulos.

A votação de hoje, em que participaram 228 dos 230 deputados, foi a terceira tentativa de eleger o presidente do CES nesta legislatura, depois de a recondução de António Correia de Campos neste cargo ter sido rejeitada por duas vezes pela Assembleia da República, em dezembro e fevereiro.

No dia 3 de julho, o PS propôs o seu antigo líder parlamentar e ex-eurodeputado Francisco Assis para substituir Correia de Campos no cargo de presidente do CES, que exerce desde 2016.

De acordo com a Constituição, "o CES é o órgão de consulta e concertação no domínio das políticas económica e social" e compete à Assembleia da República eleger o seu presidente, "por maioria de dois terços dos deputados presentes, desde que superior à maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres