Sábado – Pense por si

Escola de Gaia só recebeu seis alunos, restantes ficaram em casa por medo de coronavírus

Pais de alunos de Vila Nova de Gaia protestaram da escola por temerem o contágio dos seus filhos, devido à presença de uma criança que esteve em Milão. A criança ficou em casa.

Os pais dos alunos da EB1 de Lagos, em Vila Nova de Gaia protestaram hoje junto ao estabelecimento de ensino por temerem o contágio dos seus filhos pelo covid-19, devido à presença de uma criança que recentemente esteve em Milão. Segundo fonte da autarquia, a escola não foi encerrada, mas apenas seis de um total de 90 alunos se encontram nas aulas.

Entre os seis alunos que ficaram nas aulas, de acordo com a mesma fonte, não se encontra a criança que esteve em Milão, que optou por ficar em causa.

O delegado da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares deu orientações para que a escola se mantivesse em funcionamento, pelo que, com a ajuda da Escola Segura da PSP, a escola não encerrou, acrescentou a fonte.

Em declarações hoje ao Porto Canal, a encarregada de educação Graciete Alvarenga defendeu que deveriam ser criadas pelas autoridades condições para que a criança ficasse em casa de quarentena.

"Se não forem tomadas medidas, levamos os filhos para casa porque não acho seguro deixar as crianças aqui", disse, lembrando que a aluna esteve nos últimos dias no país europeu onde se têm verificado mais casos de infectados pelo covid-19 e que, por isso, deveria ser tomada "uma atitude preventiva, permitir que as pessoas que vêm de fora tenham direito a baixas o tempo necessário de forma a evitar epidemias".

A Lusa contactou o Agrupamento de Escolas de Valadares, de que faz parte a EB1 de Lagos, da freguesia de Vilar do Paraíso, que não quis prestar declarações, referindo apenas que estão a ser seguidas todas as orientações.

Na sua página na Internet, o agrupamento escolar publicou um esclarecimento a toda a comunidade educativa referindo que, "relativamente a eventuais casos de doença contagiosa, nomeadamente covid-19, estão a ser seguidas todas as orientações emanadas da Direcção-Geral da Saúde e da linha Saúde 24, como é habitual".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!