Sábado – Pense por si

Enfermeiros mantêm greve apesar de anúncio de pagamento de subsídio

23 de fevereiro de 2018 às 13:34
As mais lidas

A desconvocação da greve só acontecerá se as medidas hoje anunciadas por Adalberto Campos Fernandes se concretizem.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) mantém a greve marcada para 22 e 23 de Março, apesar do anúncio do ministro da Saúde de que vai avançar com duas das suas reivindicações, e só recuará se forem concretizadas.

"Estas declarações, ainda que possam ser muito bem intencionadas, não nos vão fazer recuar", disse à Lusa Guadalupe Simões, dirigente do SEP.

Segundo Guadalupe Simões, a desconvocação da greve só acontecerá se as medidas hoje anunciadas por Adalberto Campos Fernandes se concretizem.

O ministro da Saúde afirmou hoje que vai avançar com o pagamento do suplemento de 150 euros aos enfermeiros e retomar as negociações para a revisão da carreira.

O anúncio do ministro foi feito hoje aos jornalistas no final de uma sessão plenária no parlamento dedicada à Saúde.

Guadalupe Simões reconhece que estes dois pontos fazem parte de um conjunto de reivindicações que estão na base da greve, marcada para 22 e 23 de Março, assim como a passagem das 40 para 35 horas semanais dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.