Sábado – Pense por si

Eleições: Parlamento quer que Marcelo volte de Roma a tempo de votar

11 de setembro de 2019 às 20:53
As mais lidas

Comissão Permanente da Assembleia da República autorizou deslocação do chefe de Estado entre 4 e 6 de outubro para presenciar cerimónia de investidura de Tolentino Mendonça como cardeal.

A Comissão Permanente da Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um conjunto de deslocações do Presidente da República em setembro e outubro, e ratificou uma já realizada no final de julho à Tunísia.

Marcelo Rebelo de Sousa representou o Estado português nas cerimónias fúnebres do Presidente da República da Tunísia Béji Caïd Essebsi, em 26 e 27 de julho, depois de o parlamento já ter realizado a sua última reunião plenária.

Nesse caso, o assentimento foi dado pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, depois de consultados todos os partidos com assento parlamentar, com a decisão a ser hoje ratificada pela Comissão Permanente do parlamento português.

O chefe de Estado requereu também, como determina a Constituição sempre que sai de território nacional, autorização da Assembleia da República para se deslocar aos Estados Unidos da América, nos dias 22 a 27 de setembro, a fim de participar na 74.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque.

A deslocação do Presidente da República a Roma para estar presente na cerimónia do cardinalato de José Tolentino de Mendonça, em 05 de outubro, foi também autorizada pela Comissão Permanente.

Apesar de a autorização permitir a deslocação do chefe de Estado a Roma entre 04 e 06 de outubro, o Palácio de Belém já esclareceu que o chefe de Estado irá comemorar em Portugal o Dia da Implantação da República "com a discrição" própria de um dia de reflexão eleitoral, e vota para as legislativas no dia seguinte em Celorico de Basto (Braga), independentemente da presença na cerimónia de investidura de Tolentino Mendonça como cardeal.

Finalmente, o Presidente da República foi também autorizado a deslocar-se à Grécia entre 10 e 11 de outubro para participar na 15.ª Reunião de Chefes de Estado do "Grupo de Arraiolos", que terá lugar em Atenas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!