Sábado – Pense por si

Dois novos casos no CUF Descobertas estão estáveis

30 de janeiro de 2018 às 21:49
As mais lidas

Dois novos casos de infecção por legionella no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, são duas mulheres com 53 e 68 anos e estão estáveis,

Dois novos casos de infecção por legionella no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, são duas mulheres com 53 e 68 anos e estão estáveis, divulgou hoje a direcção do hospital em comunicado.

CUF Descobertas
CUF Descobertas
CUF Descobertas
CUF Descobertas

Um surto de legionella com provável origem no hospital já infectou 11 pessoas, mais cinco do que as contabilizadas na segunda-feira, conforme números divulgados hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

A direcção do hospital diz ter diagnosticado e internado oito pessoas, mais duas do que as seis comunicadas até segunda-feira, e diz que existem mais três doentes notificados hoje à DGS e que estão internados em outras unidades hospitalares.

Os seis doentes que já tinham sido diagnosticados até segunda feira "continuam a evoluir favoravelmente" estando uma das doentes, "por precaução, na Unidade de Cuidados Intensivos", diz-se no comunicado.

"O hospital está a funcionar regularmente e em segurança, tendo implementado, em articulação com as autoridades de saúde, todas as medidas protocoladas, nomeadamente choques térmicos e químicos, em toda a instalação, para eliminar a origem de um eventual foco de transmissão", afirma também a direcção da instituição no documento.

O surto de legionella surgiu no passado fim de semana e poderá estar ligado à rede de águas do hospital, que está a contactar todas as pessoas que ali estiveram internadas entre os dias 6 e 25 de Janeiro.

Na segunda-feira, quando havia seis doentes notificados, o director clínico adjunto do hospital, Paulo Gomes, admitia que pudessem surgir mais casos mas garantia a segurança do hospital para doentes e trabalhadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.