Sábado – Pense por si

Dissidentes da IL avançam com novo partido liberal

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 21 de maio de 2024 às 11:47

Ex-candidato à liderança da IL José Cardoso começa nesta terça-feira com o processo de recolha de assinaturas para formar o Partido Liberal Social.

Quando há cinco meses anunciou a sua saída da Iniciativa Liberal (IL), José Cardoso - ex-candidato à liderança contra Rui Rocha e Carla Castro - deixou em aberto a possibilidade de criar uma nova força política. Vai chamar-se Partido Liberal Social e José Cardoso inicia a recolha das 7.500 assinaturas necessárias para formalizar o processo nesta terça-feira. À SÁBADO diz: "Não queremos basear a construção do projeto em saídas da IL, apesar de ser óbvio que muitos virão daí", antevendo que poderão captar mais interessados em julho, depois da Convenção dos liberais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.