Sábado – Pense por si

Diretor clínico do Santa Maria despedido na sequência do caso das cirurgias

SÁBADO
SÁBADO 09 de julho de 2025 às 18:59
As mais lidas

A demissão foi aceite esta quarta-feira pela ministra da Saúde.

O diretor clínico do Hospital Santa Maria, Rui Tato Marinho, foi despedido pelo presidente do Conselho de Administração do maior hospital do País. Em causa o resultado das auditorias ao escândalo das cirurgias adicionais que foram pagas a peso de ouro, avança a CNN Portugal. A demissão foi pedida na semana passada, mas só esta quarta-feira foi aceite pela ministra da Saúde.

Tiago Petinga/LUSA

Em causa estiveram as auditorias ao serviço de dermatologia onde um só médico - Miguel Alpalhão - ganhou 400 mil euros em 10 sábados de cirurgias feitas em regime adicional.

Quem vai ocupar o cargo, em regime de substituição, é Ana Isabel Lopes, até aqui diretora do serviço de pediatria. A médica esteve envolvida no caso das gémeas luso-brasileiras.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.