Líder do CDS defendeu que "o Governo tem de se empenhar em prever todos os cenários possíveis para que em qualquer um deles haja resposta"
A líder do CDS-PP,Assunção Cristas, manifestou preocupação com a possibilidade de a greve dos motoristas afetar as campanhas agrícolas e pôr em perigo as colheitas, e exigiu ao Governo que equacione todos os cenários e possíveis soluções.
"[O abastecimento às explorações agrícolas] é um tema que me preocupa muito", disse à agênciaLusaAssunção Cristas, esta terça-feira, admitindo temer as consequências da paralisação, prevista iniciar na próxima segunda-feira, dia 12, "para o mundo rural, em plena época de colheitas".
No Bombarral, distrito de Leiria, onde visitou o Festival Nacional do Vinho Português e a Feira Nacional da Pera Rocha, Assunção Cristas sublinhou que há várias campanhas agrícolas que "estão a arrancar ou que já estão a meio e, obviamente, sem combustível, sem camiões ou sem camionistas para os poderem operar, haverá muita dificuldade em ter um ano agrícola minimamente normal".
A dirigente centrista defendeu que "o Governo tem de se empenhar em prever todos os cenários possíveis para que em qualquer um deles haja resposta", considerando que os governantes devem fazer "tudo o que está ao seu alcance para tentar que a greve não aconteça".
Para Assunção Cristas, se, apesar das negociações, os motoristas avançarem com a greve, o Governo terá, então, de "saber qual vai ser o plano B e o plano C, para garantir" que o país vai "continuar a ter abastecimento nos supermercados, nas bombas de gasolina e a ter uma vida mais ou menos normal".
Esta greve ameaça parar o país em pleno mês de agosto, uma vez que vai afetar todas as tipologias de transporte de todos os âmbitos e não apenas o transporte de matérias perigosas. O abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços deve ser afetado.
Também se associou à paralisação o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).
O Governo terá de fixar os serviços mínimos para a greve, depois das propostas dos sindicatos e da Antram terem divergido entre os 25% e os 70%, bem como sobre se incluem trabalho suplementar e operações de cargas e descargas.
Cristas preocupada com efeitos da greve nas campanhas agrícolas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.