Profissionais e utentes foram utentes, mas hospital diz que situação "está controlada". Utentes que testaram positivo foram transferidos para enfermaria dedicada a pessoas infetadas pelo novo coronavírus.
O Hospital de Vila Nova de Gaia registou esta semana seis casos de infeção por covid-19 no serviço de cirurgia, situação que levou a testar profissionais e utentes, mas a situação "está controlada", disse fonte daquela unidade de saúde.
"Não se trata de um surto e a situação está controlada. Os casos foram detetados no início da semana", disse à agência Lusa fonte do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E).
A mesma fonte disse não ser possível precisar se os doentes que testaram positivo à covid-19 pertenciam ao plano de cirurgias programadas do hospital, nem quais as possíveis circunstâncias de infeção ou fonte de contágio.
"Os utentes com cirurgias programadas [são testados] 24 a 48 horas antes da intervenção e os doentes urgentes na admissão", explicou.
Esta situação levou à transferência dos utentes que testaram positivo para uma enfermaria dedicada a pessoas infetadas pelo novo coronavírus.
Originou ainda a desinfeção de enfermarias do serviço de cirurgia e a testagem de profissionais e restantes utentes do mesmo serviço.
Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o Hospital de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, apontou que "todos os utentes e profissionais foram testados após estes casos terem sido detetados".
"Não há até ao momento mais casos positivos", lê-se na resposta que não precisa o número de testes realizados.
O CHVNG/E garante que "não houve necessidade de cancelamento de cirurgias".
A agência Lusa contactou a Administração Regional de Saúde do Norte, mas até ao momento não obteve mais esclarecimentos.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 984 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.936 em Portugal.
Covid-19: Seis casos detetados no serviço de cirurgia do Hospital de Gaia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.