
Urgência de cirurgia pediátrica do Porto pode ficar em "sobrecarga" com fecho de Braga
Especialistas dizem que situação no hospital de Braga "deveria ter sido prevista" e que pode acarretar "implicações de disponibilidade do bloco operatório"
Especialistas dizem que situação no hospital de Braga "deveria ter sido prevista" e que pode acarretar "implicações de disponibilidade do bloco operatório"
Marta Temido salientou que neste momento Portugal tem 41 óbitos por milhão de habitantes, segundo o relatório das linhas vermelhas divulgado na sexta-feira. Contudo, acrescentou, este número deve diminuir ainda mais para que o alívio das restrições se concretize.
O Hospital Santa Maria, que em janeiro registou cerca de 400 internados, 70 deles em UCI, "a maior resposta a nível regional e nacional desde o início da pandemia", tinha, na terça-feira, oito doentes em enfermaria e oito em cuidados intensivos.
Especialistas alertam que "alguns doentes deverão ser encaminhados para a consulta de Imunoalergologia para avaliação do risco e eventual administração da vacina sob vigilância, em meio hospitalar" caso manifestem determinados antecedentes.
O Hospital de Gaia recebeu na última noite dois doentes do Hospital Amadora-Sinta, estando previsto para segunda-feira a transferência de mais três doentes do mesmo hospital.
Dos 4.300 profissionais de saúde que trabalham no centro hospitalar, 97% responderam que queriam ser vacinados, o que perfaz um total de 3.700 profissionais.
O sistema ajuda a definir a estratégia de tratamento do doente infetado com o novo coronavírus, funcionando como uma "segunda opinião" para os radiologistas e outros clínicos não especialistas.
Há excepções aplicáveis a nascimentos, como o do progenitor quando este não assume o papel de acompanhante, ou a doentes terminais.
Profissionais e utentes foram utentes, mas hospital diz que situação "está controlada". Utentes que testaram positivo foram transferidos para enfermaria dedicada a pessoas infetadas pelo novo coronavírus.
A decisão foi adotada pelo Conselho de Ministros realizado hoje por via eletrónica.
Vão ser rastreados cerca de 200 doentes com covid-19 do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho e familiares e profissionais de saúde que contactaram com os infetados.
Os pais terão de cumprir isolamento entre o teste e o momento do parto de forma a não haver risco de contaminação neste período.
"São pessoas que necessitam de cuidador, por razões de dependência, o que não permite uma alta clínica com segurança", indica hospital.
Bastonário da Ordem dos Médicos denunciou situação vivida em alguns serviços do Hospital de Gaia, onde também há um WC para 36 doentes.
A consulta ao cuidador no Hospital de Gaia/Espinho visa uma intervenção precoce junto das pessoas e o seu acompanhamento ao longo da doença do familiar. Já abrangeu 101 cuidadores.
O projecto Stroke Center arrancou em Janeiro de 2015 no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, garantindo cuidados da terapêutica endovascular - trombectomia - à população do Norte.