NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O INEM está envolvido no transporte especializado de casos suspeitos de Covid-19 e auxilia as autoridades de saúde na colheita de amostras biológicas que são realizadas no domicílio.
Um total de 15 profissionais do INEM estiveram infetados com covid-19 desde o início da pandemia, indicou hoje o coordenador da unidade de gestão de crises daquele organismo.
No webinário "A pandemia da covid-19 e a segurança interna", organizado pela Polícia de Segurança Pública, Bruno Borges deu a conhecer a resposta do Instituto Nacional de Emergência Médica e destacou que desde o início foi feito um "reforço do equipamento de proteção individual".
"Este reforço permitiu dar maior segurança aos profissionais", disse o responsável, precisando que, desde o início do surto e até hoje, estiveram infetados 15 elementos do INEM.
O INEM está envolvido no transporte especializado de casos suspeitos de covid-19 e auxilia as autoridades de saúde na colheita de amostras biológicas que são realizadas no domicílio de doentes suspeitos.
Segundo Bruno Borges, o INEM já transportou 24.637 colheitas de amostras biológicas.
No âmbito da proteção dos operacionais à doença, o coordenador da unidade de gestão de crises do INEM sublinhou que foi feita uma "segregação de serviços" em que os profissionais ficaram apenas alocados a um serviço, além da criação de ambulâncias específicas para o transporte de casos suspeitos ou confirmados de covid-19.
Atualmente existem duas dezenas destas ambulâncias específicas.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.040 pessoas dos 81.256 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Covid-19: Quinze profissionais do INEM infetados desde início da pandemia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.