Sábado – Pense por si

Covid-19: PS cancela congresso nacional em 30 e 31 de maio

06 de abril de 2020 às 15:14
As mais lidas

Nova data será proposta logo que as circunstâncias da pandemia de covid-19 o permitam, anunciou o presidente.

O presidente do PS comunicou hoje formalmente o cancelamento do Congresso Nacional deste partido, previsto para 30 e 31 de maio, adiantando que nova data será proposta logo que as circunstâncias da pandemia de covid-19 o permitam.

Duas semanas antes deste congresso, nos dias 15 e 16 de maio, deveriam realizar-se as eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS e dos delegados socialistas ao congresso, que assim também ficam sem efeito.

Numa carta dirigida aos militantes socialistas, à qual a agência Lusa teve acesso, Carlos César refere que o XXIII Congresso Nacional do PS deveria realizar-se no final de maio, em Portimão.

"Como todos compreenderão, a situação de emergência e de saúde pública que estamos a passar não aconselha - aliás, impede, por força da execução, que seria necessária, de um conjunto de procedimentos preparatórios - manter a referida data. Assim, e com a concordância dos órgãos estatutariamente intervenientes no processo, dou sem efeito a data de 30 e 31 de maio para o XXIII Congresso do PS, sendo que, logo que as circunstâncias o permitam, será convocada uma reunião da Comissão Nacional para definição de novo calendário e data do congresso", escreve Carlos César.

Nesta missiva, o presidente do PS deixa ainda uma mensagem de "coragem na ultrapassagem deste momento difícil" que o país está a atravessar.

"Confiamos nos portugueses e no discernimento dos decisores. Vamos vencer. Em vésperas do 47º aniversário do nosso partido [dia 19 de abril], estamos, uma vez mais na primeira linha, empenhados na segurança e no futuro dos portugueses", acrescenta oi ex-líder parlamentar dos socialistas e ex-presidente do Governo Regional dos Açores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.