Sábado – Pense por si

Covid-19. Portugal com 17 mortes e 3.773 novos casos nas últimas 24 horas

A última vez que Portugal tinha registado tantos casos foi há mais de quatro meses, a 23 de julho. Número de internados em cuidados intensivos ultrapassou a centena de doentes.

Portugal registou esta quarta-feira 17 mortes por covid-19, aumentando o número de vítimas mortais para 18.370 desde o início da pandemia.

Portugal Covid-19
Portugal Covid-19 Reuters

Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 3.773 novos casos, com o total de infetados a ser já superior a 1,12 milhões de pessoas. Este é o maior número de casos diários desde 23 de julho e a primeira vez que a barreira dos 3 mil casos é ultrapassada desde 25 de agosto.

Foram ainda registadas 1.494 novas recuperações de infeção, com o número de casos ativos a aumentar para mais de 48 mil - não era tão elevado desde 2 de agosto.

O número de internados também voltou a subir esta sexta-feira, para 681, um aumento de 32 internamentos em relação a ontem. Estão 105 pessoas em unidades de cuidados intensivos, mais 12 que na terça-feira.

Segundo a atualização da matriz de risco desta quarta-feira, a incidência da pandemia é agora de 251,1 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com o R(t) a subir para os 1,20.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.