Sábado – Pense por si

Coronavírus: Cada português infetado contagiou "pouco menos de duas pessoas"

04 de abril de 2020 às 14:14
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

"O número médio de casos resultantes de um caso infetado para o período de 21 de fevereiro até 16 de março foi de 1,81", explicou a ministra da Saúde.

Cada português infetado com covid-19 infetou em média, entre 21 de fevereiro e 16 de março, "pouco menos de duas pessoas", revelou hoje a ministra da Saúde.

"De acordo com informação disponível com os cálculos feitos pelas nossas equipas, o número médio de casos resultantes de um caso infetado para o período de 21 de fevereiro até 16 de março foi de 1,81", disse Marta Temida na conferência de imprensa que se realiza diariamente na Direção-Geral da Saúde (DGS).

Isto significa que cada pessoa infetada "contagiava em média um pouco menos de duas pessoas", mostrando que "o surto estava a crescer, mas que estávamos com uma taxa do número de caso secundários resultantes de um caso infetado já inferior àquilo que já tivemos", segundo a ministra.

Marta Temido ressalvou que "é evidente que todas estas estimativas estão sujeitas a um elevado grau de incerteza", mas estes dados mostram que há "um resultado inequívoco" que todos os esforços precisam de continuar e ser no sentido de reduzir a transmissão.

Portugal regista hoje 266 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que na sexta-feira, e 10.524 infetados (mais 638), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.