Autarquia diz que decisão surge da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro naquele local.
O condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, em Sintra, aplica-se a partir de segunda-feira, disse hoje o município, lembrando que a decisão resulta, principalmente, da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro naquele local.
Neste âmbito, o acesso à Calçada da Pena, inclusive para o Palácio da Pena, passa a estar limitado "apenas a viaturas autorizadas", em que se incluem residentes, meios de socorro, táxis e forças de segurança, informou a Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa.
As viaturas impossibilitadas de aceder à Calçada da Pena vão poder usar, de forma gratuita, o parque de estacionamento periférico na Cavaleira, que possui mais de 1.500 lugares de estacionamento.
A partir do parque de estacionamento, as pessoas terão acesso a 'tranfers', "a preços reduzidos", para os monumentos.
A Câmara refere também que serão criados locais para a tomada e largada de passageiros, para que os veículos não o façam na via.
A decisão de condicionar o trânsito automóvel na Calçada da Pena foi aprovada pela Câmara Municipal de Sintra na terça-feira, numa reunião do executivo.
Segundo a autarquia, o condicionamento do trânsito "resulta, principalmente, da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro e a segurança da circulação automóvel e pedonal nas estradas de acesso aos pontos de interesse na serra de Sintra".
"Passará a existir um sentido único de circulação (exceto viaturas autorizadas), na Estrada dos Capuchos, sentido poente-nascente, desde o entroncamento desta com a Estrada da Pena/Calçada da Pena até ao Chalet da Condessa d'Edla", explicou então o município, referindo que será criada uma zona de inversão de marcha junto ao Chalet da Condessa d'Edla, para quem acede desde poente, no largo existente, pelo que é necessário intervir "ao nível da regularização e pavimentação do local".
Vai ser colocada sinalização na Estrada dos Capuchos, no sentido poente-nascente, "informando que a mesma passará a ser uma via sem saída, bem como a indicar a possibilidade de realização da inversão do sentido de marcha".
Situada na Serra de Sintra, a Calçada da Pena dá acesso a vários monumentos, como o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalet da Condessa D'Edla e Convento dos Capuchos.
Condicionamento do trânsito na Calçada da Pena em Sintra começa na segunda-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os objectivos de Bruxelas de reduzir em 60% até 2050 as emissões de gases com efeito de estufa da indústria aérea surgem como cada vez menos realistas.
Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.