Sábado – Pense por si

Chuva inundou habitações e na via pública no Grande Porto

Os Sapadores registaram "mais de 20" pedidos de ajuda no Porto.

A chuva que caiu no Grande Porto provocou durante a madrugada de hoje dezenas de inundações na via pública e em habitações das cidades do Porto, Gondomar e Vila Nova de Gaia, disse à Lusa fonte dos Bombeiros.

No Porto, os Sapadores registaram "mais de 20" pedidos de ajuda, a maioria das quais relacionadas com pequenas inundações em habitações, canos entupidos e lençóis de água na via pública.

Contudo, segundo disse à Lusa fonte dos Sapadores Bombeiros do Porto "não se registou qualquer situação grave".

Também em Vila Nova de Gaia, os Bombeiros receberam muitos pedidos de socorro, principalmente entre as 00:30 e as 01:45, quando choveu mais intensamente.

"Neste período recebemos mais de 12 chamadas, muitas relacionadas com inundações em casa, a maioria delas porque as pessoas se esquecem de limpar os canos das varandas e pátios", disse, apontando o caso de uma idosa, que vive sozinha, e que "foi necessário auxiliar porque estava a entrar água pelo telhado".

Registaram também vários pedidos relacionados com inundações na via pública.

Também no concelho de Gondomar se registaram inundações de estruturas e superfícies devido à precipitação intensa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.