Sábado – Pense por si

Camionistas paralisam dia 28 para alertar para os problemas do sector

27 de maio de 2018 às 08:47
As mais lidas

Protesto reclama a regulamentação do sector, uma Secretaria de Estado dos Transportes e a obrigatoriedade de pagamento no período máximo de 30 dias.

Camionistas vão paralisar na segunda-feira, a partir das 08:00, para reclamar a regulamentação do sector, a indexação do preço dos transportes ao dos combustíveis e melhores condições, segundo a direcção da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP).

Em declarações à Lusa, o presidente da direcção da ANTP, Márcio Lopes, disse que a convocação da paralisação partiu dos camionistas e de empresários do sector, que hoje estiveram concentrados em Porto de Mós, mas a associação decidiu "dar voz" à iniciativa que "tem hora exacta para começar, mas não tem hora para acabar".

"A paralisação, a partir das 8:00 de segunda-feira, pretende reclamar a regulamentação do sector, uma Secretaria de Estado (dedicada exclusivamente) dos Transportes, a obrigatoriedade de pagamento no período máximo de 30 dias e a criação de um mecanismo para que a inflação também seja reflectida no sector dos transportes, o que não tem acontecido", adiantou o responsável da ANTP, que conta com "mais de 400 associados".

De acordo com Márcio Lopes, o caderno de reivindicações inclui ainda que o preço dos combustíveis seja indexado ao preço dos transportes, isto é, reflectido no custo dos serviços, melhores condições de trabalho para os motoristas e descontos nas portagens.

"A iniciativa não partiu da associação, mas é a associação que está a dar voz ao desagrado dos camionistas e dos empresários, muitos associados da ANTP", explicou o dirigente associativo, adiantando que a acção de protesto deverá decorrer nas estradas "de norte a sul do país, e nas zonas de fronteira".

A ANTP representa as pequenas e médias empresas do sector e foi formada depois do bloqueio de 2008.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!