O Aeroporto Sá Carneiro (Porto) accionou um "alerta de nível 1" para uma "aeronave com problemas elétricos que pediu aterragem".
A companhia aéreaTAPconfirmou hoje à Lusa que um avião Embraer teve "problemas técnicos" e que foi desviado do Porto para Lisboa devido a "baixa visibilidade", tendo aterrado em segurança com os 106 passageiros às 09:17.
OAeroporto Sá Carneiro (Porto)accionou hoje um "alerta de nível 1" para uma "aeronave com problemas elétricos que pediu aterragem e que foi desviado para o Aeroporto de Lisboa por causa da nebulosidade, disseram fontes oficiais.
Em declarações à Lusa, fonte oficial da TAP explicou que os 106 passageiros que deviam ter chegado hoje à Zurique (Suíça), pelas 10:40 (hora local), aterraram no Aeroporto de Lisboa pelas 09:17 e que a aterragem decorreu "em segurança" e "normalmente".
"Os passageiros estão com uma equipa da TAP para encontrar soluções e alterativas de voos na TAP para chegarem a Zurique ainda hoje ou amanhã (segunda-feira) de amnhã", acrescentou fonte da TAP.
O avião da TAP descolou pelas 07:29 do Aeroporto do Porto com destino a Zurique, mas devido a problemas "técnicos" pediu aterragem de emergência no aeroporto mais próximo que era o do Porto, mas devido "à baixa visibilidade", relacionda com o nevoeiro, o voo TP 922 voi redirecionado para Lisboa, onde aterrou às 09:17, conforme se pode ver na página da ANA Aeroportos.
Fonte aeronáutica explicou à Lusa que a tripulação não chegou a declarar emergência no ar.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto explicou à Lusa que o Aeroporto Sá Carneiro acionou hoje pelas 07:59 um "alerta nível 1 para uma aeronave com problemas elétricos" e que "pediu aterragem" na pista.
Os meios mobilizados e "postos em prontidão foram "30 bombeiros de 11 corporações, com 11 veículos", disse o CDOS do Porto, referindo que os mesmos meios foram "desmobilizados pelas 08:44".
Em declarações à Lusa um funcionário da ANA -- Aeroportos disse que "até pelo menos às 13:00 de hoje vai haver condicionamentos na aviação no Aeroporto Sá Carneiro devido ao nevoeiro" e que, devido às "alterações climatéricas, um voo da Easyjet, que devia ter aterrado pelas 08:30 no Sá Carneiro, foi desviado para o aeroporto em Santiago de Compostela", no Norte de Espanha.
O "nevoeiro está a afetar os voos desde as 06:00 de hoje", avisou a mesma fonte, acrescentando que há "vários voos com atrasos".
Avião da TAP com "problemas técnicos" aterra em segurança em Lisboa com 106 passageiros
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.