Sábado – Pense por si

Alvos em movimento: Guterres, Sampaio, Constâncio, Cavaco e Eanes

Fernando Esteves
Fernando Esteves 08 de janeiro de 2017 às 15:28

Varreu os seus inimigos internos das listas eleitorais do PS, combateu Ramalho Eanes e nunca acreditou que "um homem sem mundo" como Cavaco chegasse ao poder

Ao longo da sua história as várias correntes do Partido Socialista lutaram barbaramente entre si. Houve os soaristas. Os gamistas. Os sampaístas (que se subdividiam entre os ex-GIS, os ex-UEDS e os ex-pinsasilguistas). Os guterristas. Os socráticos. Os ferristas. Os seguristas. Os sindicalistas. Congresso a congresso, as tendências  foram-se aliando ou afastando à medida dos seus interesses e ambições. Gama e Soares estiveram juntos contra Sampaio, Guterres e Constâncio. Mas já estiveram separados quando Gama apoiou Sampaio. Sócrates esteve contra João Soares, que era apoiado por Mário Soares, que viria a ser um dos maiores apoiantes de José Sócrates, que…

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.