Sábado – Pense por si

Algarve paga quase o dobro acima da lei para garantir médicos

A.R.M. 04 de junho de 2018 às 08:43

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve acresce 50% aos valores de referência para especialistas, o que equivale a 39 euros. Em anestesiologia, obstetrícia e cirurgia geral chega-se a pagar 50 euros/hora.

A lei portuguesa é clara. Um decreto de execução orçamental, publicado há menos de um mês, e um despacho (3027/2018) publicado em Março deste ano estabeleceram valores a prestadores de serviços na saúde. Contudo, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA, onde se incluem os hospitais de Faro e Portimão) acresce 50% aos valores de referência para especialistas, o que equivale a 39 euros. E em anestesiologia, obstetrícia e cirurgia geral pagam-se 50 euros/hora a prestadores de serviços.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.