O acidente ocorreu numa passagem de nível com cancelas automáticas perto da freguesia de Vale de Santarém.
O organismo que investiga acidentes ferroviários disse hoje que está em investigação a colisão entre um comboio e um camião ocorrida na quarta-feira, numa passagem de nível com cancelas automáticas, em Santarém, e que causou uma morte.
A informação foi transmitida à agência Lusa pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).
O acidente ocorreu numa passagem de nível com cancelas automáticas perto da freguesia de Vale de Santarém. O alerta chegou às autoridades às 18:56.
A circulação na Linha do Norte foi restabelecida hoje nas duas vias, após ter estado cortada devido ao acidente, indicou a Infraestruturas de Portugal (IP).
De acordo com a IP, a circulação ferroviária foi reposta nas duas vias entre o Setil e Santarém às 10:50, embora no local do acidente se faça com afrouxamento para os 60 quilómetros/hora nas duas vias.
A circulação já tinha sido restabelecida às 06:25, mas numa única via, em ambos os sentidos.
A Linha do Norte esteve cortada para "remoção dos destroços e reparação de alguns danos na via", nomeadamente na catenária -- o sistema de alimentação e distribuição da energia elétrica utilizada no funcionamento dos comboios -, após o acidente entre o Alfa Pendular e o pesado de mercadorias.
O condutor do veículo pesado acabou por morrer, disse na quarta-feira à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Questionada pela Lusa, fonte da CP -- Comboios de Portugal indicou que no comboio, que circulava no sentido Porto-Lisboa, seguiam 12 passageiros.
Segundo o CDOS, foram ainda assistidos dois passageiros do Alfa Pendular.
A fonte da CP, que recolheu informação junto da Infraestruturas de Portugal, adiantou que o mecanismo automático da passagem de nível estava a funcionar.
Aberta investigação a acidente entre comboio e camião que causou um morto em Santarém
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.