Aberta investigação a acidente entre comboio e camião que causou um morto em Santarém

Lusa 23 de abril de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

O acidente ocorreu numa passagem de nível com cancelas automáticas perto da freguesia de Vale de Santarém.

O organismo que investiga acidentes ferroviários disse hoje que está em investigação a colisão entre um comboio e um camião ocorrida na quarta-feira, numa passagem de nível com cancelas automáticas, em Santarém, e que causou uma morte.

Morreu condutor do pesado de mercadorias envolvido em acidente com comboio na Linha do Norte
Morreu condutor do pesado de mercadorias envolvido em acidente com comboio na Linha do Norte Direitos Reservados

A informação foi transmitida à agência Lusa pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

O acidente ocorreu numa passagem de nível com cancelas automáticas perto da freguesia de Vale de Santarém. O alerta chegou às autoridades às 18:56.

A circulação na Linha do Norte foi restabelecida hoje nas duas vias, após ter estado cortada devido ao acidente, indicou a Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com a IP, a circulação ferroviária foi reposta nas duas vias entre o Setil e Santarém às 10:50, embora no local do acidente se faça com afrouxamento para os 60 quilómetros/hora nas duas vias.

A circulação já tinha sido restabelecida às 06:25, mas numa única via, em ambos os sentidos.

A Linha do Norte esteve cortada para "remoção dos destroços e reparação de alguns danos na via", nomeadamente na catenária -- o sistema de alimentação e distribuição da energia elétrica utilizada no funcionamento dos comboios -, após o acidente entre o Alfa Pendular e o pesado de mercadorias.

O condutor do veículo pesado acabou por morrer, disse na quarta-feira à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Questionada pela Lusa, fonte da CP -- Comboios de Portugal indicou que no comboio, que circulava no sentido Porto-Lisboa, seguiam 12 passageiros.

Segundo o CDOS, foram ainda assistidos dois passageiros do Alfa Pendular.

A fonte da CP, que recolheu informação junto da Infraestruturas de Portugal, adiantou que o mecanismo automático da passagem de nível estava a funcionar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais