Sábado – Pense por si

A história da política escreve-se com ziguezagues

Carolina Rodrigues com Carlos Rodrigues Lima 07 de junho de 2018 às 20:27

Lembra-se quando António Costa dizia que os governos devem resultar “da vontade expressa, maioritária, clara e inequívoca do voto de todos e de cada um dos portugueses” e não “de jogos partidários”? A política é feita de inconsistências e um jornalista reuniu-as em livro.

Ziguezagues na Política é um livro ambicioso: o seu autor, Pedro Prostes da Fonseca propôs-se a investigar as mudanças, nuances e puras modificações ideológicas que ocorreram no discurso político de Portugal desde o 25 de Abril até ao presente momento. Apesar da democracia nacional ter apenas quase meio século, esta tarefa foi titânica. Foi necessário ler centenas de documentos e artigos noticiosos abrangentes de um período de pelo menos 40 anos para reunir este objecto de estudo, além de navegar pelas várias vicissitudes políticas que ocorreram no País.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.