Sábado – Pense por si

A história, as manifestações e os elogios ao actual Governo

Alexandra Pedro 01 de maio de 2016 às 10:33

O Dia do Trabalhador, ou o 1.º de Maio, assinala as fortes manifestações de Chicago e a reivindicação dos direitos da classe trabalhadora. Conheça aqui a história e o que está preparado para este domingo

Há 130 anos, cerca de 500 mil trabalhadores marcharam pelas ruas de Chicago, exigindo uma redução do horário de trabalho e por melhores condições de trabalho. A brutalidade policial nos protestos feriu e matou dezenas de pessoas. Ainda neste dia, cinco sindicalistas foram condenados à morte e três a pena de prisão perpétua - tudo isto originou o Dia do Trabalhador. A manifestação regressou às ruas de Chicago, quatro dias depois e a 5 de Maio a tragédia repetiu-se: oito líderes presos, quatro trabalhadores executados e três condenados a prisão perpétua. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.