A esperança de vida à nascença mais elevada registou-se na sub-região do Cávado, a única região em que excedeu 82 anos (82,62 anos).
A esperança de vida à nascença em Portugal aumentou para os 81,17 anos e é mais elevada nas regiões Norte e Centro do país, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta sexta-feira, 27.
De acordo com as "Tábuas de Mortalidade em Portugal", relativas ao triénio 2021-2023, a esperança de vida foi calculada em 78,37 anos para os homens e em 83,67 anos para as mulheres, mais 0,32 e 0,15 anos, respetivamente, em relação ao período 2020-2022.
Na região Norte, a esperança de vida à nascença foi estimada em 81,82 anos, mas a mais elevada registou-se na sub-região do Cávado, "a única região em que excedeu 82 anos (82,62 anos)".
Oito sub-regiões, todas incluídas nas regiões Norte e Centro, ultrapassaram o valor nacional de 81,17 anos. Além do Cávado, Ave, Área Metropolitana do Porto, Região de Leiria, Região de Coimbra, Região de Aveiro, Alto Minho e Viseu Dão Lafões.
Os valores mais baixos foram os das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, tanto para o total da população (respetivamente, 79,07 e 78,19 anos), como para homens e mulheres.
No Baixo Alentejo, a expectativa de vida não atingiu 79 anos.
A esperança de vida aos 65 anos também aumentou no período 2021-2023 para os 19,75 anos, 18 para os homens e 21,11 para as mulheres, "o que corresponde a um aumento de 0,24 anos para os homens e 0,13 anos para as mulheres relativamente a 2020-2022".
Neste caso, o valor mais elevado foi registado na região Centro para o total da população, 20,15 anos, e para as mulheres (21,48).
Em 16 sub-regiões, os cidadãos com 65 anos podiam esperar viver mais do que os 19,75 calculados para todo o país, tendo as do Cávado e do Ave registado os valores mais elevados, 20,72 e 20,45 anos, respetivamente.
"O valor mais reduzido, abaixo de 18 anos, verificou-se na Região Autónoma dos Açores (17,70 anos)", adianta o relatório do INE.
Mario Laporta/Getty Images
Esperança de vida à nascença aumentou em Portugal para 81,17 anos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.