IMPA prevê-se subida gradual da temperatura máxima até à próxima terça-feira, com valores "acima da média" para esta época do ano.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta quinta-feira para o risco de incêndios rurais dada a previsão para os próximos dias de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época.
Rui Minderico / LUSA
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se uma "subida gradual da temperatura máxima até à próxima terça-feira, 11 de abril, com valores acima da média para esta época do ano".
Simultaneamente, os valores de humidade relativa deverão ser baixos e é esperado "vento do quadrante leste, temporariamente forte nas terras altas da região sul nos dias 7 e 8, com possibilidade de rajadas até 60km/h na região do Algarve".
Assim, o risco de incêndio é agravado "para nível elevado a muito elevado no interior Norte, Centro e no Vale do Tejo, sendo máximo na região do Algarve", indica a ANEPC num aviso à população.
O organismo recomenda que neste período sejam tomadas as medidas necessárias de prevenção e precaução, recordando que é proibido fazer queimadas extensivas sem autorização, assim como a queima de amontoados, "fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas", lançar foguetes e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores" nos dias de risco de incêndio muito elevado ou máximo.
Estão ainda proibidas as churrascadas em todo o espaço rural, salvo "fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.