Secções
Entrar

YouTuber convidado pela IL insulta Costa. Partido lamentou

Débora Calheiros Lourenço 03 de maio de 2023 às 19:01

Deputado Bernardo Blanco acompanhou Tiago Paiva na Assembleia da República. O YouTuber também conheceu figuras como João Cotrim Figueiredo e Rui Rocha.

A Iniciativa Liberal (IL) convidou osyoutubersTiago Paiva e Windoh para uma visita guiada à Assembleia da República. Ambos publicaram vídeos sobre o dia, mas o de Tiago Paiva recebeu especial atenção por este ter insultado o primeiro-ministro: "Oh Costa, vai para o ******."

Youtube

Publicado há apenas dois dias, o vídeo já conta com mais de 121 mil visualizações. O YouTubercomeça por afirmar que, a convite da Iniciativa Liberal, vai à Assembleia da República para "ser deputado por um dia".

https://youtu.be/1a0A888Eln8


Durante a visita, Tiago Paiva é acompanhado pelo deputado Bernardo Blanco, de que parece próximo. Porém, segundo o vídeo só descobre que se trata de um deputado e não de um assessor quase no final.

Bernardo Blanco pergunta a Tiago Paiva se vai ter um alojamento local, ao que oyoutuberresponde que já teve vários. Oyoutuber, que conta com mais de 143 mil subscritores, aproveita para partilhar que a medida do Governo que limita a criação de novos alojamentos locais deixou "aquilo parado", referindo-se ao alojamento em que está a investir há três anos. "Não me deixam fazer alojamento local".

Na chegada à antiga Câmara do Senado, Tiago Paiva senta-se no lugar correspondente ao do Presidente da Assembleia da República e afirma: "Eu também pago isto, é bom que percebam. Eu e todos vocês pagamos isto por isso posso estar aqui e dizer: 'Costa vai-te embora'". Bernardo Blanco responde: "O vídeo é teu".

"Tenho queixas a fazer porque sou contribuinte, pago impostos e há coisas que não estão bem no nosso país", afirmou Tiago Paiva antes de partilhar que, "juntamente com o Bernardo", vai preparar uma intervenção de 40 segundos, a fazer perante o hemiciclo vazio.

Já no púlpito e regressando ao tema do alojamento local, oyoutuberdeclara: "Caro António Costa, não se cospe no prato onde comeu. Com o alojamento local foram criados milhares de postos de trabalho, milhares de imóveis degradados foram reabilitados e milhões de turistas foram alojados (…).  Nem tudo o que é novo é bom, não mandem areia para os olhos dos portugueses que o AL não tem o impacto que vocês pintam na crise da habitação. Não matem o alojamento local que tanto deu a Portugal. Costa vai para o c******".

Além dos comentários de Tiago Paiva, as intervenções do próprio Bernardo Blanco também estão a gerar algum incómodo, especialmente depois de a IL se ter demonstradoindignadapela forma como Augusto Santos Silva se referiu ao partido numa conversa privada após a sessão de boas vindas a Lula da Silva, presidente do Brasil.

Bernardo Blanco faz declarações como: "Aqui podes fazer tudo menos mostrar o cu". No salão nobre, é referida a polémica dos quadros que Joacine Katar Moreira queria que fossem retirados pelas suas referências ao colonialismo. O youtuberrefere-se à ex-deputada como "a gaga", ao que Bernardo Blanco responde: "Sim exatamente, ela queria tirar os quadros", justificando: "Pá porque dizia que eram colonialistas". Tiago Paiva defende que os quadros devem ficar porque "correto ou não [o colonialismo] faz parte da história e são peças de arte". O assunto acaba com o deputado da IL a considerar: "Ficaram, ficaram e bem".

O deputado de 27 anos revela ainda que utiliza os vídeos de Tiago Paiva como entretenimento: "Tu agora és a minha série, não tenho tempo para ver séries então à noite, antes de ir dormir: Tiago Paiva."

Durante o vídeo, é também possível ver Tiago Paiva a conhecer outros membros do partido, como o presidente Rui Rocha ou o antigo presidente João Cotrim de Figueiredo.

O grupo parlamentar da Iniciativa Liberal respondeu a um pedido de esclarecimentos do jornalPúblico,afirmando que não pode "condicionar a liberdade de expressão de qualquer cidadão, a opinião política de quem quer que seja e não tendo qualquer intervenção na edição daquele vídeo, é evidente que a IL não se revê de forma alguma na linguagem adotada". O partido refere ainda que lamenta "o embaraço causado à Assembleia da República".

Oyoutuberterá sido convidado para "mostrar o Parlamento e o seu funcionamento a mais pessoas da sociedade que não acompanham a atualidade política, mas são seguidoras destes criadores de conteúdos", "procurando aproximar os mais jovens da atividade política".

No Twitter, o deputado do PS José Carlos Barbosa comentou o vídeo: "A direção da IL considera este tipo de conteúdo uma inovação na política". No arranque dos trabalhos do plenário desta quarta-feira, o vice-presidente da bancada socialista também referiu o tema declarando que "o insulto expresso e grave ao primeiro-ministro não é uma questão de somenos", especialmente porque "há insultos que não são toleráveis".

O PS avançou ainda que pretende levar o assunto à Conferência de Líderes, numa tentativa de garantir "o respeito pela câmara e pelos espaços do Parlamento".

O líder parlamentar da IL, Rodrigo Saraiva, garantiu "não ter nenhum problema em lamentar e pedir desculpa" pela situação, acrescentando que está disponível para debater o assunto em Conferência de Líderes. Rodrigo Saraiva explica que apesar de o "objetivo da visita ser aproximar os jovens da vida política", "um dosyoutubersnão teve um comportamento digno". A intervenção foi aplaudida pelos deputados do PS.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela