Secções
Entrar

Ameaça de bomba em avião da Sata leva a aterragem de emergência em Lisboa

Débora Calheiros Lourenço , Lusa 26 de julho de 2025 às 13:57

O alerta foi dado às 12h32.

O voo RZ0 504, da Sata Azores, que partiu de Ponta Delgada com destino a Bilbau, aterrou de emergência no Aeroporto Humberto Delgado este sábado.  

João Cortesão

O alerta foi dado às 12h32 e, apesar de a aeronave ter aterrado em segurança, foram acionados meios dos Bombeiros Sapadores, com 16 operacionais e sete veículos, avança o CM. "Na sequência deste falso alarme, dois passageiros foram detidos para interrogatório, por suspeita de responsabilidade na comunicação da ameaça", indicou a empresa SATA Azores Airlines, num comunicado divulgado pelas 15:30.

Durante os procedimentos o aeroporto suspendeu todas as chegadas e partidas e emitiu alerta vermelho, o mais grave de todos, entretanto o aeroporto já retomou a sua atividade. A companhia aérea disse estar agora a aguardar o fim do processo para que "a aeronave possa retomar a operação, logo que possível", encontrando-se a prestar acompanhamento e assistência aos passageiros afetados por esta ocorrência.

Nesse mesmo comunicado, a empresa reforçou ainda que a segurança dos passageiros e colaboradores "é a prioridade absoluta", lamentando os constrangimentos que esta situação possa ter causado, "totalmente alheia à companhia".

Pelas 15:00, a PSP disse à Lusa que "as diligências ainda estão a ser formalizadas", sem adiantar se se tratou de uma falsa ameaça de bomba, nem se os trabalhos no local ainda decorrem.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela