Secções
Entrar

Um português na frente de guerra na Ucrânia. Reveja o Investigação SÁBADO

SÁBADO 23 de fevereiro de 2024 às 21:58

Ex-militar português da Polícia do Exército rumou à Ucrânia para combater os invasores russos. Dois anos depois, dá à SÁBADO o seu testemunho de guerra - e como é estar a 20 metros do inimigo.

Um ex-polícia do exército português está há quase dois anos a combater na Ucrânia. João decidiu juntar-se às forças armadas ucranianas poucas semanas após a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022 e aceitou agora dar uma entrevista exclusiva ao Investigação SÁBADO para contar como se voluntariou para combater os russos e relatar os dias dramáticos vividos na frente de batalha.

DR

Depois de chegar à Ucrânia, João juntou-se primeiro à Legião Estrangeira e depois ao Exército ucraniano. E foi em Zaitsev, na região de Bakhmut, que esteve cara a cara com a morte numa batalha que deixou um impressionante rasto de destruição e marcas que nunca vai esquecer.

João está atualmente integrado na brigada Azov que tem sido identificada pela propaganda russa como uma unidade neonazi. O ex-militar português nega essa associação e desafia quem duvida dele a viajar para a Ucrânia. Promete continuar a lutar enquanto se sentir útil e diz que combate para proteger os ucranianos, mas também Portugal e os portugueses.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela