Secções
Entrar

Surto de legionella em Vila do Conde com uma morte e 16 outros casos

08 de novembro de 2020 às 12:58

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde confirmou os 17 casos. Vítima mortal é um homem de 85 anos e 12 doentes estão ainda internados.

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, confirmou hoje 17 casos de 'legionella', um das quais resultou em morte, e indicou que todos são provenientes do concelho de Vila do Conde.

A vítima mortal é um homem de 85 anos.

Segundo fonte daquele centro hospitalar, que reportava dados de sábado à noite, dois dos pacientes já tiveram 'alta' e 12 estão internados, sendo transferidos dois outros.

Em comunicado a propósito deste caso, o Município da Póvoa de Varzim referiu que o surto não teve origem na localidade e que "continuará a acompanhar de perto a evolução desta situação junto da Direção Geral da Saúde, de modo a apurar mais detalhes sobre o ocorrido".

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela