Secções
Entrar

Soflusa não garante ligações na manhã e início da tarde de sábado

19 de julho de 2019 às 22:16

Ligações fluviais Barreiro-Lisboa entre as 07h25 e as 15h00 não estão asseguradas devido à falta de mestres. Horários estão "sujeitos a confirmação".

A empresa Soflusa, responsável pelas ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, anunciou hoje que as carreiras entre as 07:25 e as 15:00 de sábado não estão asseguradas devido à falta de mestres.

Em comunicado divulgado no seu sítio oficial na internet, a empresa refere que entre as 07:25 e as 14:55, no sentido entre o Barreiro e Lisboa, e entre as 07:55 e às 15:25, no sentido contrário, as ligações não estão asseguradas, estando os horários "sujeitos a confirmação".

No documento, atualizado às 18:35 de hoje, a Soflusa explica que para sábado o serviço de transporte fluvial é assegurado das 00:05 às 06:50 e das 15:00 às 23:30, no sentido Barreiro/Lisboa, e entre as 00:00 e as 07:15 e entre as 15:25 e as 23:30, no sentido contrário.

A empresa frisa que existe uma rede alternativa de transportes para sábado, explicando que as possíveis supressões se devem à falta de mestres.

A Soflusa anuncia que a oferta vai ser reforçada pela Transtejo, na ligação fluvial do Seixal, durante o período da manhã, existindo um transporte rodoviário entre o Barreiro e o Seixal, sem paragens no percurso, a partir das 05:00 e até às 14:30.

O parque de estacionamento será gratuito no terminal fluvial do Seixal, a carreira n.º 6 dos Transportes Coletivos do Barreiro faz o percurso entre Barreiro e Coina, onde se localiza a estação ferroviária da Fertagus, e o título de transporte da Soflusa pode ser utilizado nas fluviais de Montijo, Seixal e Cacilhas.

Para domingo, a empresa refere que as carreiras das 11:25 e das 14:25, no sentido Barreiro/Lisboa, e as carreiras das 11:55 e 14:55, também estão sujeitas a confirmação devido à falta de mestres.

Na segunda-feira as ligações das 00:05, 05:20, 07:00, 07:50 e 08:40, no sentido Barreiro/Lisboa, e as ligações das 00:30, 05:50, 07:25, 08:15 e 09:05,também não estão asseguradas pelo mesmo motivo.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por fazer a ligação entre o Barreiro e Lisboa, sendo ambas geridas pelo mesmo conselho de administração.

Na Soflusa, os mestres recusaram o trabalho extraordinário desde o dia 18 de junho, até ao dia 06 de julho, data em que entrou em vigor uma greve ao trabalho extraordinário, exigindo que seja respeitado o acordo, celebrado em 31 de maio, para aumentar o prémio de chefia, que dizem ter sido, entretanto, "suspenso".

A decisão de aumentar o prémio dos mestres, em cerca de 60 euros, levou a que sindicatos de outras categorias profissionais na empresa também avançassem com plenários e pré-avisos de greve, alegando que esta subida causaria uma "desarmonia salarial".

No dia 17 de junho, na véspera de uma greve marcada pelo Sindicato da Mestrança e Marinhagem da Marinha Mercante, Energia e Fogueiros de Terra, foi anunciado que esta seria suspensa na sequência da subscrição de um protocolo negocial entre a administração da empresa e os sindicatos, com o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante a ser o único que não assinou.

Esta greve ao trabalho extraordinário tem originado a supressão de várias carreiras e afetado milhares de passageiros que todos os dias realizam a travessia entre as duas margens do Tejo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela