Secções
Entrar

Sismo de 3,3 sentido na ilha açoriana do Faial

08 de novembro de 2019 às 12:54

A zona oeste do Faial está a registar desde domingo "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar".

Umsismocom magnitude 3,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de 31 quilómetros do Capelo, no Faial, foi sentido esta sexta-feira às 09h51 locais (menos uma hora do que em Lisboa).

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada em Capelo e Castelo Branco, concelho da Horta.

O evento foi ainda sentido com intensidade III na freguesia da Matriz.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, devendo-se manter a calma e contar com a ocorrência de possíveis réplicas.

A zona oeste do Faial está a registar desde domingo "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar", disse à Lusa, na quarta-feira, o presidente do CIVISA.

"É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro (domingo), sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha", explicou Rui Marques.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela