Secções
Entrar

Santana Lopes eleito académico de mérito da Academia Portuguesa da História

23 de julho de 2018 às 22:39

Além de Santana Lopes foram também eleitos académicos honorários o embaixador José Bouza Serrano e José Augusto de Alarcão Troni, presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

O ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes foi esta segunda-feira eleito académico honorário da Academia Portuguesa da História (APH), informou a sua presidente, Manuela Mendonça.

1 de 3
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Pedro Santana Lopes, de 62 anos, advogado, exerceu vários cargos públicos, tendo sido primeiro-ministro do XVI Governo Constitucional (2004/2005).

Como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cargo que exerceu de 2011 até ao ano passado, entre outras iniciativas, a instituição apoiou a publicação da Obra Completa do Padre António Vieira (2013-2014), com um montante de 500.000 euros, como revelou à agência Lusa a editora Guilhermina Gomes, em Dezembro de 2014.

Além de Santana Lopes foram também eleitos académicos honorários o embaixador José Bouza Serrano, autor de "O Livro do Protocolo" (2011) e que exerceu entre outras funções as de chefe do Protocolo de Estado, e José Augusto de Alarcão Troni, presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Como académicos de mérito foram eleitos Vasco Mantas, do Departamento de História e Arqueologia da Universidade de Coimbra, autor entre outros títulos, de "Arqueologia e ideologia. Reflexões sobre um tema incómodo", e Manuel Ferreira Patrício, ex-reitor da Universidade de Évora, que tem desenvolvido investigação sobre o filósofo Leonardo Coimbra, e é autor de variada obra sobre Pedagogia e Ciências da Educação, tendo sido um dos fundadores da Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e da Associação Portuguesa de Professores.

A APH, actualmente presidida pela historiadora Manuela Mendonça, conta com 455 académicos, segundo dados revelados do ano passado, e é apontada como a mais antiga academia nacional, fundada a 8 de Dezembro de 1720, pelo rei D. João V, e restaurada por decreto-lei de maio de 1936.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela