Secções
Entrar

Recusa às horas extra obriga a reorganizar urgências pediátricas na região de Lisboa

Lusa 02 de janeiro de 2024 às 07:16

"A crise gerada pela indisponibilidade manifestada" pelos pediatras para prestar mais horas extraordinárias, "em função do elevado esforço a que têm estado sujeitos, voltou a colocar em causa o atual modelo de funcionamento dos Serviços de Urgência", o que obrigou a intensificar a concentração de recursos e à gestão "mais eficiente dos médicos disponíveis".

A recusa dum "número relevante" de médicos pediatras às horas extraordinárias nos últimos meses levou a reorganizar urgências hospitalares na região de Lisboa no primeiro trimestre de 2024, anunciou segunda-feira a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

iStockphoto

A decisão foi tomada pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), numa deliberação de 31 de dezembro, segundo a qual ao longo das últimas semanas foi feito um acompanhamento "com preocupação" da situação nestas urgências hospitalares, tendo a DE-SNS organizado "de forma ativa as respostas assistenciais, em estreita articulação com os profissionais e equipas do terreno, visando sempre assegurar segurança, equidade e acesso aos cuidados de saúde urgentes na área pediátrica".

Segundo a deliberação, "a crise gerada pela indisponibilidade manifestada" pelos pediatras para prestar mais horas extraordinárias, "em função do elevado esforço a que têm estado sujeitos, voltou a colocar em causa o atual modelo de funcionamento dos Serviços de Urgência", o que obrigou a intensificar a concentração de recursos e à gestão "mais eficiente dos médicos disponíveis".

"Considera-se que será preferível, de forma prudente e cautelosa, dar seguimento aos princípios de concentração de recursos e reforço do trabalho em rede, solidificados ao longo do ano de 2023, durante os meses de janeiro a março de 2024", lê-se na deliberação, que define quais as urgências pediátricas que vão funcionar em pleno, apenas em período diurno ou de forma alternada.

Entre as 14 urgências de pediatria na região de Lisboa e Vale do Tejo, vão funcionar 24 horas por dia, todos os dias, entre 1 de janeiro e 31 de março, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria; ULS de São José; Hospital de Cascais; ULS Estuário do Tejo (Vila Franca de Xira); ULS Lezíria (Santarém); ULS da Região de Leiria; ULS do Oeste (em pelo menos um dos polos); e ULS Médio Tejo, que apenas em janeiro vai encerrar aos fins de semana.

A funcionar entre as 9h e as 21h vão estar a ULS Lisboa Ocidental; a ULS Loures-Odivelas, que encerra ao fim de semana; a ULS Almada-Seixal; e a ULS Amadora-Sintra, que a partir de 01 de fevereiro passa a integrar o projeto piloto de urgência referenciada, no período noturno, para funcionar 24 horas por dia.

Em regime alternado vão funcionar a ULS Arco Ribeirinho e a ULS da Arrábida, ambas na margem sul do Tejo.

Os horários devem "ser revistos, em função da experiência do modelo, da variação da procura e da disponibilidade de recursos humanos", refere o documento, que acrescenta que "os resultados deste plano estratégico serão avaliados pela DE-SNS, de forma a definir a atuação no segundo trimestre de 2024".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela