Secções
Entrar

Proteção Civil regista dezenas de ocorrências devido à chuva forte

Lusa 13 de novembro de 2025 às 07:40

A maioria foram registadas na região Oeste, Leiria, Coimbra, Área Metropolitana de Lisboa e península de Setúbal.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou mais de 60 ocorrências entre as 04:30 e as 07:00 relacionadas com a chuva forte por causa da depressão Claudia, sobretudo inundações da via pública.
Chuva e vento forte podem causar cheias e inundações em Lisboa Vítor Mota/Medialivre
De acordo com informação disponível no site da ANEPC, pelas 07:00, a maioria das ocorrências foram registadas na região Oeste, Leiria, Coimbra, Área Metropolitana de Lisboa e península de Setúbal. Contactado pela agência Lusa, fonte do Comando Sub-Regional da Península de Setúbal indicou que os municípios mais afetados são Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Segundo a mesma fonte, há algumas dezenas de ocorrências, sobretudo quedas de árvores e inundações e a Estrada Nacional 378, em Fernão Ferro cortada por inundação. Contactados também pela agência Lusa, o Comando Sub-Regional da Grande Lisboa, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e o Comando Sub-Regional do Oeste adiantaram ter registado várias ocorrências relacionadas com inundações na via pública, mas sem gravidade. Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Claudia com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA elevou de laranja para vermelho, o mais grave, o aviso de chuva por vezes forte e persistente até às 09:00 de hoje. Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o laranja vai estar em vigor até às 09:00, devido à "precipitação, por vezes forte e persistente". O aviso para Évora, Beja e Portalegre estende-se até às 12:00. Já Faro encontra-se sob aviso laranja até às 15:00 pelos mesmos motivos. Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão também sob aviso amarelo até ao fim de semana por causa da agitação marítima, com a possibilidade de "ondas de sudoeste com 04 a 5,5 metros, em especial no barlavento. O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela