Secções
Entrar

Projecto sobre reformas antecipadas com chumbo anunciado do PS e PSD

11 de abril de 2018 às 07:22

O parlamento vota hoje o projecto de lei do BE, mas está condenado à partida pelos votos contra dos dois partidos com mais assentos no Parlamento.

O parlamento vota hoje o projecto de lei do BE que concretizaria a segunda fase do regime das reformas antecipadas prometida pelo Governo, mas que será chumbado com os votos contra já anunciados por PS e PSD.

O plenário da Assembleia da República é hoje inteiramente dedicado à discussão e votação de um projeto de lei do BE, agendado potestativamente (de forma obrigatória), para se avançar para a segunda fase da revisão do regime de reformas antecipadas por flexibilização, eliminando a dupla penalização aos 63 anos de idade para os pensionistas com longas carreiras contributivas.

Numa antecipação à agência Lusa, o deputado do BE José Soeiro explicou que o projecto de lei é apresentado "nos termos exactos da proposta do próprio Governo", uma vez que o executivo não cumpriu a entrada em vigor da segunda fase, que tinha acordado com o partido ser em Janeiro deste ano.

Na terça-feira à noite, fonte da bancada do PS revelou à agência Lusa que os socialistas vão votar contra o diploma, decisão tomada depois de uma reunião que juntou os deputados do partido na Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social e o ministro da tutela, Vieira da Silva.

O PSD, através de fonte da direcção da bancada social-democrata, já tinha adiantado à Lusa, na terça-feira à tarde, o voto contra o diploma do BE.

Antes de ser conhecido o chumbo da bancada socialista, José Soeiro tinha deixado um repto: "o desafio do nosso projeto é também um desafio ao PS para que não vote contra um compromisso do seu próprio Governo".

Caso o projecto de lei fosse viabilizado, na especialidade "seria possível acertar o que houvesse a acertar", como é o caso da data de entrada em vigor, trabalho que deveria estar concluído até ao verão, disse José Soeiro.

"Tivemos com o Governo um acordo sobre a necessidade de acabar com o factor de sustentabilidade, com a penalização de 14,5%, para todas as pensões. O Governo acordou connosco aplicar esse princípio de forma faseada", explicou.

Criticando o facto de se estar em Abril e não ter sido concretizada esta segunda fase prometida para Janeiro, os bloquistas consideram que não é só uma expectativa do partido, uma vez que "o Governo criou uma expectativa junto dos trabalhadores".

No encerramento das jornadas parlamentares do BE, que decorreram em Leiria no final de Fevereiro, o líder da bancada, Pedro Filipe Soares, já tinha exigido que o Governo cumprisse o que tinha acordado, por escrito, com os bloquistas, e avisado, então, que se isso não acontecesse em Março, avançaria no parlamento com esta proposta legislativa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela