Secções
Entrar

Profissionais de Saúde do Tâmega e Sousa começam a ser vacinados terça-feira

28 de dezembro de 2020 às 22:27

Vacinação contra a covid-19 aos profissionais de saúde das unidades hospitalares de Amarante e Penafiel começa às 9h desta terça-feira. Também em Vila Real começa a campanha de vacinação esta terça-feira.

A campanha de vacinação aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), uma das regiões mais afetadas pela pandemia de covid-19, começa na terça-feira de manhã, adiantou à Lusa fonte da instituição.

Segundo o centro hospitalar, começa às 09:00 a vacinação aos profissionais de saúde das unidades hospitalares de Amarante e Penafiel, no distrito do Porto, onde foram estabelecidos locais específicos para serem administradas as doses.

O CHTS recebeu 600 doses da vacina contra a covid-19 para o arranque da vacinação.

Com unidades em Penafiel e em Amarante, o CHTS presta apoio a cerca de 520 mil pessoas de uma região que inclui Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras e que tem sido uma das mais afetadas pela pandemia de covid-19 no país, quer quanto ao número de infeções entre a população, quer de internamentos naquele centro hospitalar.

No distrito de Vila Real também começa na terça-feira a vacinação aos profissionais de saúde.

A campanha arranca às 09:30 no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e à tarde no Douro Regia Park, ambos os locais em Vila Real, para os profissionais de saúde do centro hospitalar e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Marão -- Douro Norte, respetivamente.

O Aces Marão -- Douro Norte serve os concelhos de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Já no Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, que tem como área de influência os concelhos de Chaves, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Montalegre, Boticas e Ribeira de Pena, a vacinação tem arranque previsto para as 14:00, em Chaves, com a administração das primeiras 70 doses aos profissionais de saúde daquela região.

Portugal entrou hoje no segundo dia da campanha de vacinação contra a covid-19, que arrancou no domingo nos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

O plano prevê que sejam vacinados até abril cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo grupo de trabalho: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A primeira fase de vacinação prolonga-se até final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.677 pessoas dos 396.666 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela