Secções
Entrar

PR destaca "boas notícias" da agência Fitch

03 de fevereiro de 2017 às 16:10

Marcelo Rebelo de Sousa revelou a manutenção do rating de Portugal pela agência Fitch e considerou importante que as agências europeias comecem a reconhecer a redução do défice orçamental e a consolidação do sistema financeiro português

O Presidente da República destacou as "boas notícias" relacionadas com a evolução favorável do défice e com a manutenção do rating de Portugal pela agência Fitch. Questionado sobre o pessimismo do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa diz que fazer parte das funções da oposição.  

"Nada na vida é tudo bom ou tudo mau. Há aspectos positivos e aspectos negativos. O Governo puxa pelos aspectos positivos, a oposição puxa pelos aspectos negativos. Cumprem a sua missão", considerou o Chefe de Estado, momentos antes da entrada para um almoço em casa de um casal de antigos sem-abrigo, em Lisboa.

O Presidente da República assegura que "está atento a uns e outros, sabe quais são uns e outros", mas depois daquilo pelo qual o país passou nos últimos tempos, "puxa mais pelos positivos do que pelos negativos" porque Portugal, nesses pontos positivos, está melhor do que estava há um ano. "Não é ser optimista. É ser realista, mas puxar para cima", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Precariedade laboral em Portugal

O Presidente da República comentou ainda o relatório sobre precariedade laboral no Estado, afirmando que vai "esperar pelo diploma" que espera ser "um contributo para resolver uma situação que atinge muitos portugueses". "Vou esperar o diploma. Está em negociação na área do Governo, espero que me chegue às mãos no próximo mês, mês e meio e que seja um contributo para resolver uma situação que atinge muitos portugueses", afirmou.

A edição desta sexta-feira, 3, do Diário de Notícias indicara que há mais de 100 mil trabalhadores precários no Estado. 

Sobre as medias que podem vir a ser aplicadas, o Presidente da República não se quis pronunciar. "Isso é uma decisão que decorre da lei e, decorrendo da lei, o Governo tem uma palavra a dizer e se chegar às minhas mãos eu naturalmente darei imediatamente andamento", respondeu.

 

Marcelo Rebelo de Sousa prefere então "esperar para ver" porque "o primeiro problema é saber quantos são, em que situação e depois qual é a solução e isso está a ser discutido pelo Governo e pelos seus apoiantes no parlamento".

 

No debate quinzenal de 27 de Janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo iria apresentar esta semana o relatório sobre precariedade laboral no Estado e as respectivas medidas para corrigir "o flagelo". "A precariedade é uma prioridade para nós, trata-se de uma questão de dignidade da pessoa humana e uma condição para um modelo de crescimento assente nas qualificações e nas capacidades criativa e de produção das pessoas. O Estado tem de ser exemplar", frisou então o chefe do Executivo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto