Secções
Entrar

Presidenciais. Campanha prossegue na estrada e à distância no primeiro dia de confinamento

15 de janeiro de 2021 às 08:32

No dia em que o país volta a confinar, a campanha eleitoral prossegue de maneira diferente para cada candidato: se uns decidiram continuar na estrada, outros vão trabalhar à distância.

No dia em que o país volta a confinar para conter a pandemia de covid-19, a campanha eleitoral prossegue de maneira diferente para cada candidato, e se uns decidiram continuar na estrada, outros vão trabalhar à distância.

Em Matosinhos, a candidata Ana Gomes começa o dia com uma reunião na Câmara Municipal e uma visita ao mercado da cidade. À tarde, reúne-se com o reitor da Universidade do Porto, encerrando o sexto dia de campanha com uma sessão 'online' sobre sustentabilidade.

Marisa Matias terá três ações de campanha: na primeira, de manhã, visita a associação SOS Animal, em Lisboa, e à tarde tem um encontro com uma trabalhadora da saúde que lutou contra a precariedade, nas Caldas da Rainha, seguindo depois para Aveiro, para um comício à noite.

Também o candidato apoiado pelo PCP continua a campanha na rua, apesar do confinamento, continuando também os encontros com trabalhadores: de manhã com trabalhadores dos CTT e da Saúde, em Coimbra, e à noite com trabalhadores da recolha de resíduos na AMARSUL, em Palmela.

Antes desse último encontro, João Ferreira participa, ao final da tarde, na iniciativa "Um horizonte de esperança para o desenvolvimento na Península de Setúbal", na Baixa da Banheira.

Vitorino Silva é um dos dois candidatos que adotou o teletrabalho para hoje, tendo apenas prevista a participação num debate 'online' sobre a valorização do interior.

Tiago Mayan Gonçalves, que já tinha dito que não planeava fazer durante a campanha o que não fosse permitido à maioria dos portugueses, vai participar numa reunião por videoconferência com a Universidade Católica Portuguesa. 

O candidato presidencial do Chega, André Ventura, comemora hoje o seu 38.º aniversário na estrada, com um almoço restrito algures na região de Viseu e à noite regressa à campanha com um jantar/comício hotel Grão Vasco, na mesma cidade.

O atual Presidente da República e candidato a um segundo mandato em Belém, Marcelo Rebelo de Sousa, não tem ações de campanha previstas até dia 18, mas a sua situação será reavaliada no sábado com um novo teste de diagnóstico para a covid-19, depois de um resultado positivo na segunda-feira e dois negativos no dia seguinte. 

As eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela