Secções
Entrar

Portugal tem a segunda maior taxa de desemprego da OCDE

09 de junho de 2015 às 16:39

Com 22% da população activa desempregada, a Espanha tem a maior taxa da OCDE. Em Portugal há 13% de desempregados

Em Abril, nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa de desemprego manteve-se em 6,9%, tendo Portugal continuado a registar a segunda maior percentagem de desempregados (13%), anunciou esta terça-feira a organização.

 

A taxa de desemprego de 6,9% da população activa nos 34 países da OCDE em Abril traduz-se em 42,2 milhões de desempregados, menos 6,8 milhões do que no 'pico' de Janeiro de 2013, mas mais 7,7 milhões do que o registado em Julho de 2008, antes do início da crise.

 

Os dados revelados hoje pela OCDE indicam que a taxa de desemprego caiu 0,1 pontos percentuais para 11,1% na zona euro e manteve-se em 9,7% na União Europeia.

 

Portugal, com uma taxa de desemprego de 13% da população activa, continuou em Abril a ser o segundo país com maior percentagem de desempregados a seguir a Espanha, com 22,7%, e antes de Itália, com 12,4%.

 

No entanto, apesar de serem os países com maiores taxas de desemprego, Espanha, Portugal e Itália registaram decréscimos de 0,2 pontos percentuais em Abril, as maiores descidas do desemprego na zona euro.  

 

A OCDE não dispõe ainda dos dados da Grécia correspondentes aos meses de Março e Abril, mas o Estado grego registou uma taxa de desemprego de 25,4% em Fevereiro, quando a taxa para o conjunto dos integrantes da OCDE era de 7%.

 

No outro extremo, o Japão e a Coreia do Sul são os países com menos desempregados, tendo registado em Abril taxas de desemprego de 3,3% (menos 0,1 pontos percentuais) e 3,7% (estável), respectivamente.

 

A seguir, ficaram a Islândia, com 4,3% (estável), México, com 4,4% (mais 0,2 pontos percentuais), Alemanha, com 4,7% (estável), Israel, com 4,9% (menos 0,3 pontos) e Estados Unidos, com 5,4% (menos 0,1 pontos).

 

Os números do desemprego entre jovens com idades entre os 15 e os 24 anos caíram 0,3 pontos percentuais no conjunto da OCDE para 13,9% em Abril, com Espanha a registar a maior taxa, designadamente de 49,6%.

 

Em Abril, a taxa de desemprego entre as mulheres na OCDE aumentou 0,1 pontos percentuais para 7,1% e manteve-se estável entre os homens em 6,8%, enquanto na zona euro caiu uma décima nos dois casos, para 11,3% e 10,9%, respectivamente. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela