Secções
Entrar

Portugal reforça segurança devido a ameaças do Daesh

01 de abril de 2016 às 08:12

"Hoje foi Bruxelas e o aeroporto, amanhã pode ser Portugal e a Hungria", diz uma mensagem do auto-proclamado Estado Islâmico que a SÁBADO noticiou na quarta-feira. Secretária-geral do Sistema de Segurança Interna admitiu reforço das medidas de segurança

A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, admitiu um reforço das medidas de segurança na sequência de uma mensagem do grupo extremista Estado Islâmico com referência a Portugal.

 

"A situação foi conhecida e foram tomadas as medidas de reforço e articulação entre as forças de segurança", disse Helena Fazenda quando questionada sobre a mensagem do Estado Islâmico com referências a Portugal e à Hungria. "Hoje foi Bruxelas e o aeroporto, amanhã pode ser Portugal e a Hungria", lê-se no texto que a SÁBADO noticiou na quarta-feira.

Perante a missiva do grupo extremista, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna referiu que "foram tomadas as medidas de reforço que tinham que ser tomadas, incluindo nos aeroportos, no contexto do que foi publicitado [mensagem], havendo uma articulação de todos as forças e serviços de segurança, incluindo os serviços de informações".

 

Questionada sobre a veracidade da alegada mensagem do Daesh, Helena Fazenda não se quis pronunciar.

 

Entretanto, o gabinete de imprensa da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, referiu que "as autoridades portuguesas estão a acompanhar esta informação, como fazem com todas as outras, directa ou indirectamente que façam referência a Portugal ou a cidadãos portugueses".

 

Fonte das forças e serviços de segurança portugueses adiantou à Lusa que, após o conhecimento da mensagem, houve um reforço das medidas de vigilância nos aeroportos portugueses, apesar do nível de alerta se manter inalterado (moderado).

Na quarta-feira, o
Washington Times avançou que um artigo do Al-Wafa, um dos meios de comunicação do Daesh, refere que a Europa, mais especificamente Portugal, e os EUA vão ser os próximos alvos dos terroristas.

Segundo o Al-Wafa, os terroristas vão "mandar para o inferno" os europeus e vão invadir "discotecas, estádios, escolas e universidades; em terra e no mar, em todos os sítios". 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela