Secções
Entrar

Paulo Macedo desafia privados a formarem médicos

15 de setembro de 2015 às 16:22

Esta poderia ser uma forma de minimizar carência de especialistas, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, desafiou esta terça-feira, 15 de Setembro, os hospitais privados e do sector social a repartirem com os públicos a tarefa da formação de médicos, o que poderia minimizar a falta de especialistas.

Paulo Macedo falava aos jornalistas no final da cerimónia do Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Lisboa, e a propósito de uma notícia do Diário de Notícias (DN) segundo a qual "os serviços de urgência dos hospitais estão a ser investigados pela Ordem dos Médicos".

A Ordem "está a apurar se existem os especialistas necessáriospara garantir que os doentes são tratados com qualidade e em segurança", lê-se na edição de hoje.

"Temos de ter muito cuidado com as idoneidades", disse o ministro, recordando que a falta de especialistas já ameaçou a capacidade formativa em grandes hospitais, como o Santa Maria, em Lisboa.

"Da parte do SNS temos de fazer um esforço para manter essas idoneidades ou até aumentar", disse, defendendo a existência de "uma capacidade formativa no privado".

"Era bom que essa tarefa fosse repartida com os hospitais dos sectores privado e social", acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela