Secções
Entrar

Patriarca de Lisboa ocultou denúncia de abuso sexual

Diogo Barreto 27 de julho de 2022 às 09:16

D. Manuel Clemente teve conhecimento de um caso de abuso sexual no patriarcado na década de 90 e chegou a encontrar-se com a vítima, mas não disse nada às autoridades.

D. Manuel Clemente, o patriarca de Lisboa, escondeu das autoridades um abuso sexual praticado por um padre do patriarcado durante a década de 90, revelao jornal Observador

Manuel Clemente Pedro Simões 

D. Manuel Clemente chegou a encontrar-se pessoalmente com o lesado, tendo optado, ainda assim, por manter o padre em funções, alegadamente a pedido da vítima.

De referir ainda que o alegado autor dos abusos sexuais continuou a gerir uma associação privada que acolhe famílias, jovens e crianças. Em declarações ao jornal, o Patriarcado justificou que a vítima optou por não querer tornar o caso público, desejando apenas que o crime, cometido nos anos 90, não se repetisse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela