Secções
Entrar

Operação Marquês: Juiz Ivo Rosa revela toda a dimensão do megaprocesso

03 de julho de 2020 às 20:56

Números foram avançados pelo juiz, no final do debate instrutório, para justificar a impossibilidade de proferir uma decisão em 10 dias.

O juiz Ivo Rosa revelou hoje que o processo Operação Marquês soma já 146 volumes, 56.238 folhas e que desde o início da fase de instrução já foram processadas 4.895 folhas e gastas mais de 39 horas de alegações.

Estes e outros números foram avançados pelo juiz, no final do debate instrutório, para, em parte, justificar a impossibilidade de proferir uma decisão em 10 dias ou marcar uma data para divulgar o despacho sobre quem vai ou não a julgamento.

Entre os números revelados pelo juiz, num processo que tem 28 arguidos (19 pessoas e nove empresas) defendidos por 39 advogados e dos quais 19 pediram a abertura de instrução [fase facultativa], destaca-se a realização de 11 interrogatórios realizados a arguidos e inquirição de 44 testemunhas, nesta fase, o que perfaz um total de 133 horas.

"Só o interrogatório do arguido [e ex-primeiro-ministro] José Sócrates perfaz 27:35 minutos", disse.

Além da análise dos elementos de prova, ao tribunal foram colocadas 73 questões jurídicas, entre nulidades processuais, questões sobre inconstitucionalidade e de enquadramento jurídico-penal a somar aos oito pareceres jurídicos, num total de 1.074 folhas.

A acusação do Ministério Público, deduzida por sete procuradores, é composta por 11 volumes [5.036 folhas], 14.084 segmentos de factos e 189 crimes imputados aos 28 arguidos, entre os quais 31 ilícitos penais atribuídos ao ex-primeiro-ministro.

De acordo com o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, todos os dados revelados hoje "espelham a dimensão e a complexidade do processo", razão pela qual "não existe violação do direito a uma decisão em prazo razoável e nem fundamente para a verificação de uma eventual aceleração processual".

"Este é o tempo da justiça e para se fazer justiça e, num caso como este, é necessário este tempo", afirmou.  

Na Operação Marquês estão em causa quase 200 crimes económico-financeiros, incluindo a corrupção, e do rol de arguidos consta, além de José Sócrates, o ex-banqueiro no Grupo Espírito Santo Ricardo Salgado, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, da Portugal Telecom, Carlos Santos Silva, amigo do ex-primeiro-ministro, e os empresários Carlos Barroca, Helder Bataglia, entre outros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela