Secções
Entrar

Operação Aquiles: nove arguidos em prisão preventiva

13 de abril de 2016 às 23:34

Entre os arguidos em prisão preventiva estão inspectores da Polícia Judiciária e um militar da GNR. Os outros seis arguidos ficam sujeitos a apresentações na polícia

O Tribunal Central de Instrução Criminal decidiu colocar em prisão preventiva nove dos arguidos da "Operação Aquiles", entre os quais os dois destacados elementos da PJ e um militar da GNR.

"Os restantes seis arguidos ficam sujeitos a apresentações periódicas no órgão de polícia criminal mais próximo das respectivas residências, à proibição de ausência do território nacional e também à proibição de contactos, designadamente com os restantes arguidos do processo", refere, em nota enviada à Lusa, a Procuradoria-Geral da República.

A Operação Aquiles foi desencadeada a semana passada e foram constituídos 17 arguidos, 15 dos quais presentes a tribunal esta quarta-feira. Entre a dezena e meia de arguidos da Operação Aquiles estão dois elementos da Polícia Judiciária - o coordenador reformado da PJ Carlos Dias Santos e o inspector-chefe da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) Ricardo Macedo - e o cabo do destacamento da GNR de Torres Vedras José Manuel Baltazar Silva.

O processo envolve suspeitas de corrupção activa e passiva, tráfico de droga agravado, associação criminosa e branqueamento de capitais, estando em causa alegados pagamentos de luvas por parte de narcotraficantes.

 

No âmbito da Operação Aquiles foram realizadas várias diligências, tendo sido efectuadas 120 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, com a participação de quase duas centenas e meia de polícias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela