Secções
Entrar

Moradores da Mouraria exigem rendas mais baixas e contratos de longa duração

14 de março de 2018 às 17:39

Os moradores disseram ainda que "os bairros históricos estão a morrer" e a ficar "desertos de locais".

Os moradores da Mouraria, em Lisboa, reclamaram esta quarta-feira rendas mais baixas e contratos de arrendamento de longa duração, acrescentando que "os bairros históricos estão a morrer" e a ficar "desertos de locais".

1 de 3
Foto: Pedro Catarino
Foto: Pedro Catarino
Foto: Tiago Sousa Dias/Correio da Manhã

No âmbito de uma audição parlamentar no grupo de trabalho Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidade, Carla Pinheiro, representante da Comissão de Moradores Coração Alfacinha (Mouraria), pediu "que a lei do arrendamento urbano mude para contratos de longa duração", de modo a que os locais possam "viver em paz" e proporcionar momentos melhores às gerações futuras.

Segundo a moradora, o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), que entrou em vigor em 2012 com o Governo PSD/CDS-PP, veio "provocar despejos" e aumentar o valor a pagar pelo arrendamento de habitação.

"Não é justo que os bairros históricos estejam a ficar desertos de locais", advogou, acrescentando que se devia "ajustar as rendas aos vencimentos" já que muitos moradores auferem baixos rendimentos e vêem-se obrigados a sair das suas casas e a deslocar-se para a periferia.

"Queríamos dar continuidade ao bairro da Mouraria e que não aumentem o número de pessoas a sofrer por esse motivo", defendeu Carla Pinheiro. "O bairro da Mouraria é só alojamento local", criticou.

Na sessão estiveram presentes apenas a deputada do PCP Paula Santos, o deputado do BE Pedro Soares e do PS Helena Roseta, motivo que também revoltou as três representantes da comissão dos moradores da Mouraria.

"Temos pena de o PSD e de o CDS-PP não terem estado presentes", lamentou Carla Pinheiro à Lusa, no final da audição, sublinhando que "deviam estar todos presentes".

Ainda assim, os deputados que participaram na audição mostraram-se solidários com os problemas dos moradores da Mouraria, sendo que o PCP quer revogar o NRAU, indo à lei de 1990, o BE entregou um projecto de resolução com medidas de alteração ao regime de arrendamento urbano e o PS pretende fazer alterações ao NRAU.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela