Secções
Entrar

Moedas. "Os lisboetas não se vão arrepender" da Jornada Mundial da Juventude

Diogo Barreto 26 de janeiro de 2023 às 20:09

O presidente da Câmara de Lisboa acredita que o evento pode transformar a cidade de Lisboa, como "transformou outras cidades que receberam o evento".

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, reforçou a sua crença no retorno económico do investimento feito pela autarquia na Jornada Mundial da Juventude. 

Carlos Moedas insistiu que a Câmara vai investir 35 milhões de euros na Jornada Mundial da Juventude e que "as infraesturutras" montadas para este "vento único e extraordinário" vão servir também para eventos futuros". "Os lisboetas não se vão arrepender", assegurou o autarca.

Moedas assegurou ainda que  fará "tudo o que for a vontade do Presidente da República e da Igreja", em relação à organização do evento, defendendo ainda a necessidade de "fazer o que é melhor". "É um momento tão único, tão importante para Lisboa. Estou muito bem com a minha consciência. Todos os eventos da JMJ transformaram sociedades. Eu quero que a JMJ transforme em Lisboa", referiu.

As declarações de Moedas surgem depois de, esta tarde, o autarca ter referido que o evento vai trazer "um retorno enorme". "A questão aqui é se nós queremos ou não ser naqueles dias o centro do mundo, como vamos ser, com jovens de todo o mundo que vão estar nesta cidade, e o retorno, acreditem, que vai ser multiplicado, tudo isto que vamos investir, por 10 ou por 20. Eu não tenho dúvida de que vamos ter um retorno enorme", referiu durante a tarde, sem precisar como se vai concretizar esse retorno. 

"Nós vamos investir e vamos fazê-lo com consciência disso", reforçou o autarca, realçando o retorno do investimento para cidade, considerando que a JMJ é "uma oportunidade única de pôr Lisboa no mapa, no mundo".

A Jornada Mundial da Juventude, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas. As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Tiago Sousa Dias/Cofina
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela